Jornal Colaborar DIGITALIZADO

Já publicamos 11 edições do Jornal Colaborar. O conteúdo pode estar desatualizado mas para efeito de consultas, listamos as edições anteriores ao lado.

5 de abril de 2017

Trabalhar ou Continuar os Estudos?

(resumo do jornal Kitanippon Shimbun, 25 de março de 2017)

A ALECE TAKAOKA (Associação de Apoio Linguístico e Educacional para Crianças Estrangeiras) publicou um guia de apoio às crianças com raízes estrangeiras. Há cinco versões de idiomas, e a representante Yuka Aoki espera que sirva de orientação para o futuro dos estudantes.
A ALECE vem realizando atividades em Takaoka de apoio escolar aos alunos que têm dificuldade na língua japonesa. A representante Aoki conta: — Muitos alunos não conseguem acompanhar as aulas e nem decidir seus caminhos. Eles aprendem o japonês cotidiano em apenas dois anos, mas demoram de cinco a sete para atingirem a fluência necessária para acompanhar as aulas. Por consequência os estudos se atrasam, podendo resultar no desempenho acadêmico insuficiente ao fim da educação obrigatória. Alguns alunos desistem de continuar seus estudos devido ao orçamento familiar.

O guia se chama “Vamos desbravar o nosso futuro!” e possui 40 páginas. Ele explica o sistema de ensino e de emprego no Japão, as diferenças de tratamento de acordo com a escolaridade, e os custos para continuar os estudos. Contém também depoimentos e conselhos de outros estrangeiros mais experientes que cresceram em Toyama, para ajudar planejamento do futuro.

O guia tem versões em cinco idiomas: português, chinês, tagalog, inglês e russo, e são divulgados nas escolas de ensino médio. Também é possível baixar o PDF da versão portuguesa: http://www.pref.toyama.jp/cms_pfile/00015191/00970029.pdf

Contato: Site do Governo da Província de Toyama
ALECE TAKAOKA (e-mail: alece.takaoka@gmail.com)

Nenhum comentário: