Jornal Colaborar DIGITALIZADO

Já publicamos 11 edições do Jornal Colaborar. O conteúdo pode estar desatualizado mas para efeito de consultas, listamos as edições anteriores ao lado.

10 de novembro de 2016

Passamos um dia especial em Takaoka

No dia 23 de outubro, domingo, a Associação Nipo-Brasileira realizou um treinamento contra desastres e um workshop de arte tradicional de Takaoka. De manhã visitamos o Centro contra desastres de Fukuoka com 16 participantes brasileiros. Desta vez focamos em casos de enchente.

Maca improvisada com cobertor e bambu

Vídeo: Preparar para um desastre
Como medida de rotina contra desastre, temos que verificar a localização e o percurso até a área de refúgio com a família. E aprendemos a importância da relação com os vizinhos.

— Delicioso almoço: Os ingredientes foram produzidos nas variadas regiões da província de Toyama.
— Suguegassa: Produzimos uma miniatura de Suguegassa, um tipo de chapéu tradicional de Fukuoka, um bairro de Takaoka.

Na tarde conversamos sobre os sonhos para o futuro. O representante da Associação, Minoru Kiguti, enfatizou a necessidade de treinamentos contra desastre. Uma participante contou sobre as dificuldades de criar seus filhos no sistema de educação japonesa. Outro demonstrou agradecimento — “Graças à Associação, podemos passar um gratificante dia. Desejo que mais brasileiros participem de tal evento”.

Nenhum comentário: