Jornal Colaborar DIGITALIZADO

Já publicamos 11 edições do Jornal Colaborar. O conteúdo pode estar desatualizado mas para efeito de consultas, listamos as edições anteriores ao lado.

23 de abril de 2012

Relatório das atividades do ano fiscal de 2011 (Educação)

A associação de intercâmbio Nippo Brasileira de Toyama apoia ativamente o ensino das crianças estrangeiras. Yuka Aoki, membro da Associação Nippo Brasileira, representante da ALECE TAKAOKA, apresentou um relatório da situação atual da Educação das crianças estrangeiras e das atividades realizadas no ano fiscal de 2011.

A ALECE TAKAOKA (Associação de Apoio Linguístico e Educacional para Crianças Estrangeiras), desde maio de 2010, criou salas de estudo para ajudar as crianças a se ingressarem no colégio de sua escolha, garantindo assim seu prosseguimento nos estudos.


Foi uma luta ajudar a se formar no “tchūgakko”, estudar para os exames de admissão do “koukō”, enfim nosso esforço foi agraciado com a floração das cerejeiras, (na cultura japonêsa, a floração das cerejeiras está interligada com o início do ano letivo, é praxe tirar uma foto de lembrança do 1º dia de aula do “shōgakko”, “tchūgakko” e colégio com as cerejeiras ao fundo). Neste ano, sete dos nossos alunos conseguiram ingressar no colégio.
As aulas ministradas dentro das escolas japonêsas são muito difíceis para as crianças não nativas do japonês, por causa desta dificuldade com o idioma, o ingresso na faculdade torna-se difícil para essas crianças. Na província de Toyama, segundo as pesquisas, apenas 30% dos alunos estrangeiros conseguem ingressar no colégio. Tomando-se como exemplo uma criança que veio do Brasil muito pequena, ela geralmente aprende falar o japonês mais rápidamente do que um adulto, mas este japonês que esta criança fala, não é o suficiente para conseguir acompanhar os estudos da escola. Esta criança que entre parenteses é fluente no japonês na realidade, tem dificuldades em compreender as aulas ministradas em japonês, mas as pessoas ao seu redor não detectam este problema. Por isso a ALECE divulga as dificuldades que elas enfrentam, e as acompanha nos estudos, conscientizando os pais e professores que não é fácil para ela prosseguir os estudos sem uma ajuda externa.
A ALECE, desde a sua fundação, conta com o total apoio da Associação Nippo Brasileira, e juntas, tem participado de diversos eventos, tanto de brasileiros quanto os de intercâmbio internacional. Como destaque, podemos citar as vendas da “CANJA DE GALINHA” do Brasil, no Takaoka Nihonkai Nabe Matsuri, cuja renda foi totalmente revertida como fundos para as atividades da ALECE TAKAOKA. Sem a preciosa colaboração da Associação Nippo Brasileira, não teria sido possível que as atividades da ALECE = apoio às crianças, atingissem o nível onde se encontra atualmente. Esperamos, daqui para frente, poder continuar a trabalhar em prol das crianças necessitadas, contando sempre com o apoio da Associação Nippo Brasileira. Também neste ano que se inicia, estaremos nos esforçando ao máximo para que possamos ver novamente o sorriso estampado no rosto das crianças!

Yuka AOKI, Representante da ALECE TAKAOKA

Nenhum comentário: