Jornal Colaborar DIGITALIZADO

Já publicamos 11 edições do Jornal Colaborar. O conteúdo pode estar desatualizado mas para efeito de consultas, listamos as edições anteriores ao lado.

24 de dezembro de 2014

Novamente premiado pelo “Kokusai Kussa-no-ne Kōryū”

Na comemoração do 30˚ aniversário do Centro Internacional de Toyama, dia 29 de novembro, a ALECE Takaoka (Associação de Apoio Linguístico e Educacional para Crianças Estrangeiras) recebeu o prêmio do “Toyama Kokusai Kussa-no-ne Kōryū”. Foram conferidos 5 prêmios individuais e 6 coletivos àqueles que contribuiram com atividades relacionadas ao Intercâmbio Cultural.
Minoru Kiguti, representante da Associação Nipo-Brasileira (Nippaku) recebeu este mesmo prêmio no ano passado, este ano foi a vez da ALECE.

O presidente do Centro Internacional de Toyama, Governador da Província de Toyama, Takakazu Ishii, comentou no momento da entrega dos prêmios:
— Com a inauguração do trem-bala de Hokuriku, muitos estrangeiros visitarão Toyama, assim sendo o Centro Internacional terá um papel cada vez mais importânte no Intercâmbio Cultural.

Yuka Aoki, representando a ALECE, agradeceu:
— Graças a Nippaku, nós da ALECE estamos atuando em prol dos estrangeiros a 5 anos. Este prêmio foi resultado de uma ação conjunta. Muito obrigada.

Em 20 de dezembro, alunos, professores da ALECE e membros da Nippaku comemoraram a premiação. Na festinha Minoru Kiguti enfatizou a importância do aprendizado citando as palavras da Malala Yousafzai, que recebeu o prêmio do Nobel da Paz.

15 de dezembro de 2014

3º Passeio de ônibus em Takaoka

No dia 23 de novembro, realizamos um passeio de ônibus. Participaram brasileiros de Takaoka e japoneses. Nesta ocasião visitamos um templo antigo e museus históricos e ampliamos o intercâmbio cultural, aprendendo dança típica e fazendo pulseira trançada.

— Templo Syokoji: É uma Importante Herança Cultural, tem sete mistérios. Apesar da chuva, escutamos a guia atentamente e tiramos muitas fotos.
um mistério: Ginkgo biloba sem semente
— Museu de Kitamae-bune: Fushiki é uma região localizada no estuário do Rio Oyabe, e tem um bom porto no Mar do Japão. No século 18, os atacadistas, que tinham navios próprios, desenvolveram seus comércios.

— Sino da Paz: Vendo Kouyou(a coloração das folhas no outono), pela estrada Mt. Futagami Manyo, fomos no Sino da Paz e o tocamos.

— Dança típica OWARA: Experimentamos a dança tradicional. Com o rosto coberto por um grande chapéu, a dançarina assistente vestida de Kimono vermelho, se revelou a filha de um membro da Associação.
 
— Pulseira Trançada: As mestras de OWARA também aprenderam a cultura brasileira.

— Museu Municipal de Takaoka: Fica no parque Takaoka Kojo. Aprendemos a história de Takaoka.

Aproveitamos o passeio em Takaoka, apesar do tempo ruim. Tivemos a oportunidade de ouvir os sonhos e a vida cotidiana dos brasileiros da cidade de Takaoka. Agradecemos a todos pela colaboração. Continuamos a atividade para que os brasileiros conheçam melhor Takaoka.