(Resumo do jornal Hokuriku Chunichi Shimbun, 30 de março de 2024)
No centro comercial da rua Otaya de Takaoka, um coletivo chamado 'Otayaisama' oferece almoços com preços baixos para os necessitados no terceiro domingo de cada mês. Sra. Sakurai Tomoko, japonesa nascida no Brasil, coopera com as atividades do coletivo e continua vendendo comidas brasileiras. Dizem que os japoneses também apreciam. Ela deu uma razão: ao comparar a comida brasileira autêntica, o tempero pode ser menos intenso, mas o sabor é igual. Coxinha de frango, esfirra de carne moída, etc. Foram exibidos 8 tipos de comidas na mesa.
O coletivo elogia Sra. Sakurai, dizendo que ela é uma comunicadora habilidosa e uma pessoa valiosa das atividades do coletivo.
Ela nasceu no Brasil, para onde seus pais imigraram, e sua família voltou ao Japão quando ela era criança. Em 2008, ela se mudou para Takaoka e desde 2012 trabalha no setor de atendimento a estrangeiros na prefeitura de Takaoka.
Antigamente havia outras barracas de comida estrangeira, mas agora ela é a única. Ela disse: "Continuo vendendo com espírito de missão para evitar a redução de opções."
Além disso, ela acrescentou: "Os brasileiros vêm ao Japão há cerca de 30 anos, mas o intercâmbio com os japoneses ainda não progrediu." Ela continua cozinhando, esperando que a conexão mútua se aprofunde através da comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário