Jornal Colaborar DIGITALIZADO

Já publicamos 11 edições do Jornal Colaborar. O conteúdo pode estar desatualizado mas para efeito de consultas, listamos as edições anteriores ao lado.

23 de abril de 2012

“AGORA” filhos dos Decassêguis

Documentário "Andorinhas solitárias"
Sessão de cimena e mesa redonda



A juventude de brasileiros nikkeis entre duas terras
“No Japão, não tenho perspectiva. No Brasil, sou tratado como estrangeiro...”
Há muitos jovens nessa condição na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka. Eles vieram ao Japão ainda pequenos, acompanhando os pais decassêguis. Apesar de terem crescido no Japão, não têm garantido o ensino fundamental obrigatório japonês, por terem nacionalidade brasileira. Muitos param de estudar na metade do ensino fundamental e vão para as fábricas. Os que têm sonhos não sabem como realizá-los, mal chegando a um emprego estável. Mesmo com todas as dificuldades, são cheios de energia e alegria. No outono de 2008, com a repentina crise e o corte de empregos, vêem-se forçados a voltar ao Brasil. Sonhos nunca abandonados, amores rompidos e o recomeço em uma nova pátria...
“Andorinhas solitárias” é um trabalho do professor Kimihiro Tsumura, da Universidade Gakuin de Hamamatsu, e da cineasta Mayu Nakamura, que por dois anos e meio acompanharam cinco jovens na busca por seu lugar ao sol, como as aves migratórias. Esse filme é um convite para conhecermos a realidade dos jovens decassêguis de Toyama e refletirmos sobre seu futuro.

20 de maio de 2012 (dom), início às 13:30
13:00 abertura da sala
13:30-15:00 exibição do documentário
15:00-15:15 intervalo
15:15-16:45 mesa redonda com:
Kimihiro Tsumura (Universidade Gakuin de Hamamatsu), Pablo Nadayoshi Rolin (Minority Youth Japan)
Toshimaru Ogura (Universidade de Toyama), Hiroko Nihei (Prefeitura de Takaoka), Yuka Aoki (ALECE Takaoka)
Apresentação: Eiko Tagami (Toyama Japonica)

Takaoka Fureai Fukushi Center
933-0935 Toyama-ken Takaoka-shi Bakuro-honmachi 4-1, tel. 0766-21-7888
- Ônibus circular municipal “Komichi”
- A 20 minutos da estação JR Takaoka

Contato: Toyama Japonica (Tagami) Tel. & Fax 076-423-2737
 japonica@fsinet.or.jp
ALECE Takaoka (Aoki) Tel. 080-3745-6610 alece_takaoka@hotmail.co.jp

Relatório das atividades do ano fiscal de 2011 (Educação)

A associação de intercâmbio Nippo Brasileira de Toyama apoia ativamente o ensino das crianças estrangeiras. Yuka Aoki, membro da Associação Nippo Brasileira, representante da ALECE TAKAOKA, apresentou um relatório da situação atual da Educação das crianças estrangeiras e das atividades realizadas no ano fiscal de 2011.

A ALECE TAKAOKA (Associação de Apoio Linguístico e Educacional para Crianças Estrangeiras), desde maio de 2010, criou salas de estudo para ajudar as crianças a se ingressarem no colégio de sua escolha, garantindo assim seu prosseguimento nos estudos.


Foi uma luta ajudar a se formar no “tchūgakko”, estudar para os exames de admissão do “koukō”, enfim nosso esforço foi agraciado com a floração das cerejeiras, (na cultura japonêsa, a floração das cerejeiras está interligada com o início do ano letivo, é praxe tirar uma foto de lembrança do 1º dia de aula do “shōgakko”, “tchūgakko” e colégio com as cerejeiras ao fundo). Neste ano, sete dos nossos alunos conseguiram ingressar no colégio.
As aulas ministradas dentro das escolas japonêsas são muito difíceis para as crianças não nativas do japonês, por causa desta dificuldade com o idioma, o ingresso na faculdade torna-se difícil para essas crianças. Na província de Toyama, segundo as pesquisas, apenas 30% dos alunos estrangeiros conseguem ingressar no colégio. Tomando-se como exemplo uma criança que veio do Brasil muito pequena, ela geralmente aprende falar o japonês mais rápidamente do que um adulto, mas este japonês que esta criança fala, não é o suficiente para conseguir acompanhar os estudos da escola. Esta criança que entre parenteses é fluente no japonês na realidade, tem dificuldades em compreender as aulas ministradas em japonês, mas as pessoas ao seu redor não detectam este problema. Por isso a ALECE divulga as dificuldades que elas enfrentam, e as acompanha nos estudos, conscientizando os pais e professores que não é fácil para ela prosseguir os estudos sem uma ajuda externa.
A ALECE, desde a sua fundação, conta com o total apoio da Associação Nippo Brasileira, e juntas, tem participado de diversos eventos, tanto de brasileiros quanto os de intercâmbio internacional. Como destaque, podemos citar as vendas da “CANJA DE GALINHA” do Brasil, no Takaoka Nihonkai Nabe Matsuri, cuja renda foi totalmente revertida como fundos para as atividades da ALECE TAKAOKA. Sem a preciosa colaboração da Associação Nippo Brasileira, não teria sido possível que as atividades da ALECE = apoio às crianças, atingissem o nível onde se encontra atualmente. Esperamos, daqui para frente, poder continuar a trabalhar em prol das crianças necessitadas, contando sempre com o apoio da Associação Nippo Brasileira. Também neste ano que se inicia, estaremos nos esforçando ao máximo para que possamos ver novamente o sorriso estampado no rosto das crianças!

Yuka AOKI, Representante da ALECE TAKAOKA

9 de abril de 2012

Início do novo sistema de controle de permanência

Vai começar o sistema do Livro do Registro Básico de Residentes aos residentes estrangeiros!!

Como será o novo sistema de controle de permanência?

Ponto 1 Emissão do “Zairyū Card” (cartão de permanência)
Ponto 2 Extensão do período de permanência para no máximo 5 anos.
Ponto 3 Implantação do novo sistema de reentrada
Ponto 4 Abolição do atual sistema de registro de estrangeiros

Informações mais detalhadas no PDF: http://www.soumu.go.jp/main_sosiki/jichi_gyousei/c-gyousei/pdf/pol_page.pdf

Veja também o website da Prefeitura de Toyota: http://www.city.toyota.aichi.jp/pt/index.html